0

Mercosul completa 20 anos e Brasil lidera crescimento

Posted by myoffice@myoffice.com.br on 4/01/2011 10:00:00 AM
Completado na semana passada, a assinatura do Tratado de Assunção, que consolidou o Mercosul, é motivo para nós, brasileiros, comemorar.

A boa notícia é que hoje o Brasil é a grande locomotiva do bloco econômico!
Segundo projeções da agência de classificação de riscos Moody’s, a América Latina teve, em 2010, a maior expansão dos últimos 10 anos: “O gigante brasileiro domina a região. Se vai bem, os demais também vão bem”, diz Alfredo Coutinho, economista da Moody’s.

Para ele o Brasil teve um peso de 70% a 80% da evolução do Paraguai, Uruguai e Argentina. “A mesma expansão deve acontecer este ano. E o inverso também é verdade. Se o Brasil tiver retração os vizinhos vão sentir”.




Prova disso são os números fornecidos pelo Banco Central, que mostram que o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) cresce há praticamente 20 anos, desde 1992, tendo apresentado queda somente em 2009, de apenas 0,64%, devido principalmente a crise econômica mundial.


Como destaques do crescimento do Mercosul têm os produtos agrícolas, como a soja e o açúcar, as exportações de commodities e a pecuária, que vende praticamente toda a sua produção para a China.


Para terminar, o crescimento deve-se ainda ao desenvolvimento de uma competente política das regiões, focada nas medidas anticíclicas e de distribuição de renda que ajudou a manter o ritmo de consumo interno, o que não foi percebido nos países desenvolvidos.


Fonte: Site Ig
Foto: Internet

Copyright © 2009 My Office - Escritórios Inteligentes All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates