0
O famoso "network"
Posted by myoffice@myoffice.com.br
on
6/25/2010 08:00:00 AM
Faz parte do mundo business participar de feiras, palestras, encontros, seminários e outros eventos para aprimorar conhecimentos, trocar ideias e, principalmente, fazer o conhecido networking. É a ocasião perfeita para ampliar o círculo de contatos e falar sobre os seus projetos. Mas, sabemos que não é fácil conversar com pessoas que muitas vezes você não conhece. A troca de cartões exige tato e muita etiqueta.
A primeira coisa a fazer é avaliar de quais eventos é importante participar. É preciso analisar o tema (busque o máximo de informações), os palestrantes e arriscar uma lista de quem poderá comparecer (se possível, tente saber quem confirmou presença). Em alguns casos, ir a todos é "queimar imagem" e pode parecer que você está desesperadamente atrás apenas de se promover. A melhor coisa é usar o bom senso. Perceber se aquele encontro acrescentará em algo e se, de uma certa forma, tem a ver com o seu negócio. E, não esqueça: foque sua atenção nos formadores de opinião e potenciais clientes ou parceiros.
Mas, antes de começar a fazer o seu networking, veja algumas dicas de etiqueta para que sua ação renda bons frutos:
- Fazer networking envolve habilidade social, o que pode inibir alguns empresários mais tímidos. Mas, é necessário se expor. Portanto, tome cuidado com o seu comportamento e com o vestuário. Nada de exageros!
- Leve um estoque de cartões pessoais, mas não panflete-os como se fosse um político em campanha eleitoral.
- Para fazer o primeiro contato, solicite ajuda a alguma pessoa conhecido ou até mesmo da organização do evento para fazer possíveis apresentações.
- Caso esteja sozinho, se apresente para um grupo em algum intervalo e comece a trocar ideias sobre o que está acontecendo.
- Tenha delicadeza na abordagem com as pessoas e não seja persistente se a conversa não evoluir.
- O contato fez sucesso? Seja natural e simpático sempre e use o bom senso na hora de iniciar um assunto.
- Saber se retirar quando o papo se esgotar não é fácil. Tenha habilidade para perceber qual o melhor momento para sair.
- Não se prenda a uma única pessoa. Em um evento, você deve sair com no mínimo 10 cartões diferentes.
- No dia seguinte, faça o segundo contato. Mande e-mail no dia seguinte remetendo a algum assunto conversado no dia anterior, além de deixar claro o seu interesse.