0

Wikipedia como estratégia de marketing

Posted by myoffice@myoffice.com.br on 6/18/2010 09:00:00 AM
Criada em 2001, a enciclopédia virtual Wikipedia, veio com a proposta de se manter por meio da interação dos usuários. Basta se cadastrar e criar um artigo que pode ser modificado e corrigido por outros usuários. A versão americana já possui mais de 3 milhões de verbetes e a brasileira se aproxima dos 600 mil. Para alguns especialistas, a ferramenta pode ser uma boa estratégia de marketing para as empresas. Atualmente, a Wikipedia aparece na primeira página de boa parte das pesquisas feitas pelo Google e é utilizada para sanar dúvidas. Do ponto de vista marqueteiro, é interessante transformar o nome do seu negócio em verbete. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados.

Como o site é conteúdo colaborativo, a empresa precisa saber que não será a única autora de um artigo a seu respeito. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma rede social, cujo perfil da companhia é criado e apenas uma pessoa responsável pela manutenção da conta é capaz de criar uma informação. Também tem que existir o cuidado do artigo não parecer publicitário. A melhor forma, então, é saber se já existe algo escrito sobre a sua empresa na Wikipedia. Em caso positivo, entre em contato com os autores por meio do portal comunitário do site e forneça informações que possam ajudar na melhoria da página. Caso não seja possível isso, procure pelos colaboradores ou clientes de sua marca alguém que participe da enciclopédia e possa iniciar um verbete a respeito. A grande dica é: informações que possam gerar tráfego e imagens positivas.

Copyright © 2009 My Office - Escritórios Inteligentes All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates